Mural de artigos sobre Perícia Judicial

PERÍCIA JUDICIAL EM ENGENHARIA ELÉTRICA - FRAUDES MAIS CONHECIDAS EM MEDIDORES DE ENERGIA

Tornaram-se muito comuns nas décadas de 2000 e início de 2010, as fraudes em medidores de energia elétrica. Quais são as fraudes mais comuns e o tratamento judicial empregado para punição.

SEJA UM PERITO JUDICIAL

Você gostaria de ter uma renda a mais no final do mês para ajudar nos gastos da famílila? Você gostaria de continuar trabalhando e ainda ser um PERITO DA JUSTIÇA?

QUANDO O JUIZ NOMEIA O PERITO

Quando o JUIZ entender necessário algum esclarecimento da lide (do conflito/discussão), que dependa de conhecimento técnico dentro do processo judicial e que ultrapasse ...

QUEM PODE SER UM PERITO JUDICIAL

Qualquer cidadão brasileiro conhecedor de causa, isto é, qualquer pessoa pode ser um PERITO JUDICIAL, desde que tenha conhecimento no objeto da perícia.

O PERITO PRECISA SE EMBASAR NA CIÊNCIA

O Perito Judicial não pode embasar seu laudo em achismo, unicamente em seu parecer técnico ou testemunho, precisa necessariamente discorrer e provar a cientificidade de suas afirmações.

gallery/b3bbeb30c829e24ccbc7eb6a5cb9c645

PARA QUEM O PERITO JUDICIAL TRABALHA

O Perito Judicial, aquele devidamente nomeado pelo Juiz de Direito e intimado pelos meios legais, apesar de poder receber seus honorários depositados pelas partes litigantes, trabalha...

QUEM SOLICITA O PERITO JUDICIAL

Na maioria dos processos judiciais existem quatro (4) formas de chamamento de um Perito Judicial aos autos do processo: pelo Autor, pelo Réu, pelo Promotor ou pelo próprio Juiz.

REGRAS IMPORTANTES PARA ELABORAÇÃO DE LAUDOS PERICIAIS

O Perito Judicial é um dos responsáveis, talvez o mais importante deles, por trazer do mundo exterior as provas necessárias para a comprovação da verdade que envolvem o objeto pericial.

O PERITO É O BRAÇO DIREITO DO JUIZ MAS NÃO É O DONO DA VERDADE

É importante deixar claro para os profissionais de primeira viagem, que o Perito Judicial não é o dono da verdade. Muitos novatos pensam que por serem o braço direito do Juiz, o Perito é intocável e suas palavras incontestáveis.

PERITO, PERITO JUDICIAL E ASSISTENTE TÉCNICO

Perito é um profissional de notório saber capaz de dirimir problemas, através da aplicação de métodos científicos, no âmbito de seu conhecimento. 

A IMPORTÂNCIA DA FUNDAMENTAÇÃO

Para que se mantenha a justiça, decisões justas para todos, é importante que o juízo seja fundamentado em provas verdadeiras ...

COLETA, EXAME E ANÁLISE DAS PROVAS PERICIAIS

Assim prova tanto poder ser o meio de busca da verdade quanto o meio de provar um fato. Bom eu entendo que a fixação do fato...

FUI NOMEADO COMO PERITO JUDICIAL E AGORA?

Você fez o curso de Perito Judicial, aprendeu todos os passos para se tornar disponível para os Juízes, todo animado fez o cadastro nos tribunais para ser indicado como Perito. De repente você recebe uma intimação em casa, e agora?

QUESITOS JUDICIAIS O QUE SÃO ELES?

Quesitos periciais são questionamentos (perguntas) que as Partes ou o Juiz podem apresentar aos autos para que o Perito responda.